A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir dos 50 anos passem em consulta com um
urologista para avaliação e eventual diagnóstico precoce de câncer de próstata. Homens afrodescendentes ou com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar a avaliação mais cedo, após os 45 anos. O câncer de próstata é completamente assintomático nas fases iniciais e por isso é importante um diagnostico precoce para aumentar as chances de cura.
A avaliação consiste em uma consulta em que se investiga sintomas relacionados à próstata, a realização de exame físico que inclui o exame digital da próstata pela via transretal (o exame do “toque”) e a solicitação de alguns exames entre eles o exame de PSA. O exame do “toque” é importante pois alguns tumores podem não alterar o valor do PSA e serem diagnosticados somente desta forma.
O “check-up” da próstata também inclui avaliação de sintomas urinários que podem aparecer com a idade
normalmente decorrentes da hiperplasia benigna da próstata (HPB), uma patologia benigna como o nome diz e mais comum do que o câncer de próstata na população. Entre os principais sintomas da HPB estão jato urinário fraco, dificuldade de esvaziar a bexiga, urinar com mais frequência e acordar muitas vezes à
noite para urinar.
Médicos de outras especialidades por vezes solicitam o PSA junto com outros exames porém somente um urologista faz uma investigação completa dos sinais e sintomas das doenças da próstata e realiza o exame físico.